domingo, 7 de março de 2010

Plano de Estudos

1 APRESENTAÇÃO

“Um processo de gestão que construa coletivamente um projeto pedagógico de trabalho tem já, na sua raiz, a potência da transformação. Por isso, é necessário que atuemos na escola com maior competência, para que o ensino realmente se faça e que a aprendizagem se realize, para que as convicções se construam no diálogo e no respeito e as práticas se efetivem, coletivamente, no companheirismo e na solidariedade. Falo de uma aprendizagem de conteúdos da vida que abrangem os conceitos científicos da cultura erudita e os conteúdos éticos da convivência social. Esse rigor é o maior humanismo que se pode exigir de todos os profissionais da educação, a fim de que seus alunos e alunas, homens e mulheres, profissionais da educação e profissionais em geral possam desenvolver-se como seres humanos fortes intelectualmente, ajustados emocionalmente, capazes tecnicamente e ricos de caráter.”
Naura Carapeto


Vive-se, atualmente, na sociedade da informação, onde são comuns e diárias as mudanças sociais, políticas e culturais. Por isso, torna-se evidente a necessidade de incorporar ao currículo escolar novos conhecimentos, valores, habilidades e competências. Partindo de enfoques pedagógicos e psico-pedagógicos variados, é necessário redefinir o que é preciso ensinar e aprender no ensino fundamental, a fim de proporcionar aos alunos a bagagem de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais para se incorporar a esta sociedade.
É fundamental identificar essas necessidades com cautela, dando-se tempo e espaço para a análise, a reflexão e o debate, acolhendo-se elaborações, subsídios e pontos de vista diversos. Dentro desse processo, deve-se: buscar um equilíbrio ao considerar as exigências educacionais provenientes das reivindicações sociais; ajustar as propostas curriculares ao tempo e ao ritmo dos processos de ensino-aprendizagem; realizar uma entrada simultânea por competências-chave e por saberes essenciais, pois para adquirir ou desenvolver uma capacidade ou competência, é preciso apropriar-se de uma série de saberes e, além disso, aprender a mobilizá-los e aplicá-los; incluir no currículo do ensino fundamental tanto as competências-chave e os saberes essenciais necessários para o exercício de uma “cidadania universal”; tentar delimitar as aprendizagens cuja consecução é essencialmente uma responsabilidade da educação escolar, as aprendizagens que são uma responsabilidade compartilhada entre a educação escolar e outros cenários agentes educativos (família, espaços e atividades culturais...); e decidir de comum acordo e estabelecer um procedimento “normalizado” que permita rever e atualizar o currículo do ensino fundamental de maneira periódica e sistemática.
Foi partindo desses pressupostos que o corpo docente da Escola Bernardino Fernandes realizou, durante o ano de 2006, a análise dos planos de estudos da escola a fim de efetivar as mudanças necessárias nos referidos documentos.


2 PLANOS DE ESTUDOS DO 1º ANO

Educar é, antes de tudo, uma questão de amor.
É facilitar a descoberta das múltiplas e infinitas relações de todas as coisas, o que é, em última análise, descobrir o amor, a interdependência de todos e de todas as coisas.
Pereira & Hannas

1- OBJETIVOS

1.1 Objetivo Geral:
Utilizar a realidade da criança como ponto de partida para o trabalho, reconhecendo suas necessidades, propondo atividades significativas e prazerosas, incentivando sempre a descoberta, a criatividade, a criticidade, a participação e a ajuda mútua, visando a construção da autonomia e da cooperação de um cidadão que respeite seu semelhante e promova melhorias no seu meio.

1.2 Objetivos Específicos:
• Adquirir uma imagem positiva de si;
• Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo;
• Desenvolver vínculos afetivos de troca, cooperação e ajuda mútua;
• Desenvolver e ampliar cada vez mais as relações sociais;
• Observar e explorar o ambiente;
• Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos;
• Utilizar e aprimorar as diferentes linguagens;
• Conhecer algumas manifestações culturais;
• Reconhecer e valorizar os números as operações numéricas, as contagens orais, escritas e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano; e
• Desenvolver a capacidade de imitação, reprodução, criação, improvisação, interpretação, escuta, concentração, discernimentos de diferentes sons, ritmos e melodias.

** EIXOS TEMÁTICOS

O trabalho será desenvolvido a partir dos seguintes eixos temáticos: Movimento, Artes Visuais, Música, Linguagem Oral e Escrita, Natureza, Sociedade e Matemática.


2- CONTEÚDOS:

2.1 Língua Portuguesa
Objetivo Específico:
Proporcionar à criança o contato com uma diversidade de materiais escritos, visando à participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita como o próprio nome, a produção de textos coletivos e frases ditadas oralmente ao professor, respeitando a produção própria e alheia, além disso, permitir o contato, o manuseio e o convívio com livros de histórias, contos de fadas, narrativas, etc.
Conteúdos:
- Uso da linguagem oral nas diversas situações de interação presentes no cotidiano (conversas, brincar...);
- Participação em situações que envolvam a necessidade de explicar e argumentar suas idéias e pontos de vista, relatos de experiências vividas e narração de fatos;
- Reconto de histórias com aproximação às características da história original (descrição de personagens, cenários...);
- Conhecimento e reprodução oral de quadrinhos, poemas, canções, etc;
- Reconhecimento e escrita do próprio nome em situações em que isso se faz necessário;
- Observação e manuseio de materiais impressos como livros, revistas, histórias em quadrinhos;
- Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento;
- Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita;
- Produção de textos individuais e /ou coletivos ditados oralmente ao professor para diversos fins;
- Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe no momento; e
- Respeito pela produção própria e alheia.

2.2 Educação Artística
Objetivos Específicos
• Oportunizar as crianças a possibilidade de contato, uso e exploração de materiais provenientes do seu meio e, caixas, latinhas, diferentes papéis, papelões, copos, plásticos, embalagens de produtos, pedaços de tecidos, lixas, além de lápis preto, de cor, de cera, canetas, giz, etc;
• Proporcionar oportunidades para que as crianças sejam capazes de valorizar suas próprias produções e dos outros alunos, e ainda as diversas obras artísticas com as quais entram em contato, além de desenvolver o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
• Utilizar uma diversidade de procedimentos artísticos como criação de desenhos, pinturas, recortes, e colagens, modelagens e montagens salientando-se a organização e cuidado com os materiais no espaço físico da sala e os objetos produzidos; e
• Desenvolver atitudes de respeito, concentração, de escuta, discernimento de diferentes sons, ritmos, melodias, de imitação, reprodução, criação, improvisação, interpretação, expressão e comunicação de sensações, sentimentos, emoções e pensamentos, para integrar os aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos, além de promover a integração, socialização, bem como a confecção dos próprios instrumentos musicais.
Conteúdos
- Criação de desenhos, pinturas, colagens, maquetes, etc;
- Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar e das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais;
- Organização e cuidado com os materiais no espaço físico da sala;
- Respeito e cuidado com os objetivos produzidos individualmente e em grupo;
- Valorização de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção de arte em geral;
- Escuta de diversas obras musicais;
- Participação em jogos e brincadeiras cantadas e rítmicas; e
- Interpretação de musicas e canções diversas.

2.3 Educação Física
Objetivos Específicos
• Oportunizar o desenvolvimento e o aprimoramento das habilidades motoras como correr, jogar futebol, bolitas, pular amarelinhas, empinar pipas, pular corda, brincadeiras folclóricas, esconde-esconde, cantigas de roda, danças, etc;
• Enfatizar a ampliação gradual do conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento, das habilidades, de força, velocidade, resistência, flexibilidade, lateralidade, distância, equilíbrio e coordenação; e
• Proporcionar a manipulação de diversos objetos e brinquedos para o aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.
Conteúdos
- Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras;
Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar, etc, para ampliar gradualmente o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento;
- Valorização de suas conquistas corporais; e
- Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para o aperfeiçoamento de suas habilidades manuais (Ex.: uso do espelho para a construção da imagem corporal, que proporcione a fantasia, a criatividade e a improvisação).


2.4 Ciências
Objetivo Específico
Proporcionar às crianças conhecimento sobre o mundo natural que as cerca, através da observação, representação, vivência de experiências.
Conteúdos
- Observação da paisagem local, rios, vegetação, campos, açudes, etc;
- Valorização de atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente;
- Cuidados no uso dos objetivos do cotidiano, relacionados à segurança e preservação de acidentes e a sua conservação;
- Conhecimento dos cuidados básicos de pequenos animais e vegetais por meio de sua criação e cultivo;
- Percepção dos cuidados necessários à preservação da vida e do meio ambiente, bem como para com o corpo, à prevenção de acidentes e à saúde em geral; e
- Atividades que envolvam a observação e pesquisa sobre a ação da luz, calor, som, movimento.

2.5 Matemática
Objetivo Específico
Aprofundar e ampliar os conhecimentos já adquiridos, garantindo que os alunos sejam capazes de:
• Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano; e
• Comunicar idéias matemáticas, hipótese, processos utilizados e resultados encontrados em situações problema, relativos a quantidades, espaço físico e medida, utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática.
Conteúdos
- Utilização de contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais a criança reconheça suas necessidades;
- Utilização de noções simples de cálculos mentais;
- Identificação da posição de um objeto ou número numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor (E.x: no jogo de boliche);
- Leitura e escrita dos números;
- Introdução às noções de medida de comprimento, peso, volume e tempo, pela utilização de unidades convencionais e não convencionais;
- Marcação do tempo por meio de calendário;
- Experiência com dinheiro em brincadeira e /ou situações de interesses das crianças;
- Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, etc; e
- Descrição e representação de pequenos percursos e trajetos, observando pontos de referências.

2.6 História
Objetivo Específico
Abordar a questão da diversidade cultural, social e histórica, proporcionando experiências que possibilitem uma aproximação ao conhecimento garantindo oportunidades para que as crianças sejam capazes de se interessar e demonstrar curiosidades pelo mundo social no qual vivem.
Conteúdos
- Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções, que digam respeito às tradições culturais da comunidade;
- Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado;
- Identificação de alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição, seu papel na família e escola;
- Identificar autoridades da escola;


2.7 Geografia
Objetivo Específico
Proporcionar o desenvolvimento da noção de tempo e espaço abordando a questão da diversidade geográfica, para que as crianças sejam capazes de se interessar a demonstrar curiosidade pelo meio natural, formulando perguntas, criando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões, argumentos e confrontando idéias.
Conteúdos
- Observação da paisagem local, rios, campos, açudes, etc;
- Localização e identificação da comunidade em que vive; e
- Localização da escola, na comunidade.


3 PLANOS DE ESTUDOS DO 2º ao 9º ANO
... Escola é, sobretudo, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima.
Paulo freire

LÍNGUA PORTUGUESA

1- CARACTERIZAÇÃO/EMENTA

A língua é o tipo de linguagem mais freqüente, mais abrangente e, por isso, é o objeto de estudo dessa disciplina, que com o conhecimento das regras que norteiam seu desenvolvimento, permite a sua compreensão, a intervenção no mundo em que está inserido, proporcionando prazer e mobilidade. E ainda, promove as habilidades lingüísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.

2- OBJETIVOS

2.1 Objetivos Gerais:
• Estimular a utilização da língua oral e escrita nas interações sócio-comunicativas, preparando o aluno para o exercício pleno da cidadania, trocando informações, expressando sentimentos, formulando juízos, identificando situações, atendendo diferentes intenções e contextos de comunicação, com o domínio da língua padrão, estimulado pelo estudo da gramática; e
• Dar ao aluno conhecimento do poder que o domínio da língua portuguesa pode lhe conferir, do prazer que o contato com a leitura pode lhe proporcionar e da mobilidade que o seu conhecimento pode lhe permitir.

2.2 Objetivos para o Ensino Fundamental:
2.2.1 No processo de escrita de textos orais, espera-se que o aluno:
• Amplie, progressivamente, o conjunto de conhecimentos discursivos, semânticos e gramáticos envolvidos na construção dos sentidos do texto;
• Reconheça a contribuição complementar dos elementos não-verbais (gestos, expressões faciais, postura corporal);
• Utilize a linguagem escrita, quando for necessária, como apoio para registro, documentação e análise; e
• Amplie a capacidade de reconhecer as intenções do enunciador, sendo capaz de aderir a/ ou recusar as posições ideológicas sustentadas em seu discurso.

2.2.2 No processo da leitura de textos escritos, espera-se que o aluno:
• Saiba selecionar textos, segundo seu interesse e necessidade;
• Leia de maneira autônoma, textos de gêneros e temas com os quais tenha construído familiaridade;
• Seja receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, por meio de leituras desafiadoras para sua condição atual, apoiando-se em marcas formais do próprio texto ou em orientações oferecidas pelo professor;
• Torque impressões com os outros leitores a respeito dos textos lidos, posicionando-se diante de criticas, tanto a partir do próprio texto como de sua prática enquanto leitor;
• Compreenda a leitura em suas diferentes dimensões – o dever de ler, a necessidade de ler e o prazer de ler; e
• Seja capaz de aderir ou recusar as posições ideológicas que reconheça nos textos que lê.
2.2.3 No processo de produção de textos orais, espera-se que o aluno:
• Planeje a fala pública, usando a linguagem escrita em função das exigências da situação e dos objetivos estabelecidos;
• Considere os papéis assumidos pelos participantes, ajustando o texto à variedade lingüística adequada;
• Saiba utilizar o repertório lingüístico de sua comunidade na produção de textos;
• Monitore seu desempenho oral, levando em conta a intenção comunicativa e a reação dos interlocutores e reformulando o planejamento prévio, quando necessário; e
• Considere possíveis efetivos de sentido produzidos pela utilização de elementos não verbais.

2.2.4 No processo de produção de textos escritos, espera-se que o aluno:
• Redija diferentes tipos de textos, estruturando-os de maneira a garantir:
• A relevância das partes e dos tópicos em relação ao tema e propósitos;
• Do texto;
• A continuidade temática;
• A explicitação de informações contextuais ou de premissas indispensáveis à interpretação;
• A explicitação das relações entre expressões, mediante recursos lingüísticos apropriados (retomadas, anáforas, conectivas), que possibilitem a recuperação da referência por parte do destinatário;
• Realize escolhas de elementos lexicais, sintáticos, figurativos e ilustrativos, ajustando-os às circunstancias, formalidade e propósitos da interação;
• Utilize com propriedade e desenvoltura os padrões da escrita em função das exigências do gênero e das condições de produção; e
• Analise e revise o próprio texto em função dos objetivos estabelecidos, da intenção comunicativa e do leitor a que se destina, redigindo tantas quantas forem as versões necessárias para considerar o texto produzido bem escrito.

2.2.5 No processo de analise lingüística, espera-se do aluno:
• Constitua um conjunto de conhecimentos sobre o funcionamento da linguagem e sobre o sistema lingüístico relevante para as práticas de escrita, leitura e produção de textos;
• Aproprie-se dos instrumentos de natureza procedimental e conceitual, necessários para analise e reflexão lingüística (delimitação e identificação de unidade das relações estabelecidas entre as unidades e das funções discursivas associadas a elas no contexto); e
• Seja capaz de verificar as regularidades das diferentes variedades do Português, reconhecendo os valores sociais nelas implicados e, conseqüentemente, o preconceito contra as formas populares em oposição às formas dos grupos socialmente favorecidos.

2.3 Objetivos Específicos:
2.3.1 - 2º ANO
• Possibilitar a discussão de questões relacionadas à cidadania e ao uso da escrita e da leitura como instrumentos de comunicação; e
• Proporcionar à criança o uso da leitura, da escrita e do ouvir, vinculados a situações concretas, de modo a oportunizar-lhe expressar-se de diferentes linguagens.

2.3.2 - 3º ANO
• Utilizar a linguagem oral com domínio, para expressar sentimentos e opiniões, defender pontos de vista e relatar acontecimentos;
• Socializar as experiências entre os colegas;
• Pesquisar informações sobre determinado tema e fazer registros coma ajuda de suporte visual e escrito;
• Produzir textos escritos utilizando a escrita alfabética e a forma ortográfica correta; e
• Compreender o sentido das mensagens orais e escritas.

2.3.3 - 4º ANO
Desenvolver a leitura, a escrita, a oralidade e a interpretação das mesmas, como fonte principal de comunicação e construção do conhecimento.

2.3.4 - 5º ANO
• Oportunizar situações diversificadas e prazerosas que despertem o gosto pela leitura e pela escrita;
• Valorizar o ato de ouvir, ler, escrever, interpretar, como formas de compreender e interagir no meio social; e
• Aprimorar as diversas formas de linguagens que lhes permitam melhorar a qualidade de vida e o exercício da cidadania.

2.3.5 - 6º ao 9º ANO
• Ouvir reflexivamente;
• Expressar-se oralmente com clareza e objetividade a respeito de assuntos polêmicos, propondo soluções;
• Ler silenciosa e oralmente diversos tipos de textos, de forma independente, fazendo da leitura uma forma habitual e prazerosa;
• Produzir diferentes tipos de relações, obedecendo à estrutura, coerência, clareza, unidade e concisão;
• Compreender e interpretar criticamente as mensagens dos textos;
• Comparar textos, estabelecendo relações intertextuais, descobrindo semelhanças e diferenças entre eles;
• Utilizar a pesquisa como fonte de novos conhecimentos;
• Conhecer as diferentes formas de comunicação utilizadas pelo homem, possibilitando compreender diversas culturas;
• Ampliar o vocabulário e usar corretamente o dicionário; e
• Reconhecer e empregar as estruturas morfossintáticas relativas à etapa.

3- CONTEÚDOS
3.1 – 2º ANO
- Leitura oral;
- Elaboração de palavras e frases; pequenos textos; e
- Ler e interpretar pequenos textos;

3.2 – 3º ANO
- Elaborar frases e pequenos textos;
- Leitura e interpretação;
- Estudo do alfabeto; e
- Noções do estudo do dicionário.

3.3 – 4º ANO
- Leitura silenciosa e oral com entonação adequada à pontuação;
- Compreensão, interpretação e produção de textos, obedecendo à coerência com o tema sugerido, a estruturação das frases, a organização das idéias;
- Fazer uso do dicionário, buscando a grafia correta e o vocabulário adequado para a comunicação verbal e escrita; e
- Interpretar corretamente o que lê e o que ouve (notícias, recados, bilhetes, convites...).

3.4 – 5º ANO
- Produção de textos (relações, diálogos, poesias, quadrilhas, convites, avisos, cartas, histórias, novos finais...);
- Histórias (ouvir, ler, contar, histórias em quadrinhos...);
- Jogos ortográficos;
- Interpretações diversas;
- Uso do dicionário;
- Empregar e reconhecer na produção escrita os termos gramaticais; e
- Valorizar a grafia legível e correta.

3.5 – 6º ao 9º ANO
- Caligrafia legível;
- Sinônimos, antônimos, polissemia, homônimos, parônimos;
- Fonética;
- Ortografia;
- Classes gramaticais;
- Pontuação;
- Acentuação;
- Formação de palavras;
- Tipos de frases, período, parágrafo, discurso direto e indireto;
- Linguagem verbal e não-verbal, conhecimento e análise;
- Tipos de sujeitos, predicados e predicativo;
- Verbos;
- Adjuntos adnominais e adverbais;
- Concordância verbal e nominal;
- Vozes do verbo;
- Regência verbal;
- Aposto e vocativo;
- Orações e seus termos;
- Emprego do hífen;
- Emprego dos porquês;
- Colocação pronominal;
- Orientação à pesquisa;
- Dramatização e argumentação;
- Leitura de diferentes tipos de textos;
- Compreensão e interpretação dos textos lidos;
- Leitura de livros infanto-juvenil;
- Produção textual de: histórias em quadrinhos, fábula, poema, narrativa, dissertação, correspondência, entrevista, publicitário, jornalístico, resumo, crônica e descrição; e
- Ampliação Lexical.

** EIXOS TEMÁTICOS 2ª, 3ª, 4ª e 5º ANOS.

• Valores, normas e atitudes;
• Gêneros discursivos: gêneros adequados para o trabalho com a linguagem oral e escrita;
• Língua oral: usos e formas;
• Língua escrita: usos e formas – prática de leitura e pratica de produção de textos; e
• Análise e reflexão sobre a língua.

4- CARGA HORÁRIA

A disciplina de português será distribuída em três módulos/aula semanais no 6° e 9° ano e quatro módulos/aula semanais no 7° e 8° ano, módulos de 60 minutos cada um. Módulos esses, desenvolvidos ao longo dos três trimestres do ano letivo.
Os conteúdos da disciplina serão distribuídos ao longo do ano letivo, priorizando a aprendizagem e as peculiaridades de cada série, ou seja, dependerão do rendimento e do andamento das atividades em cada turma.

OBSERVAÇÃO: Nos Anos Iniciais, de 2º a 5º ano do Ensino fundamental, os conteúdos da disciplina de português serão desenvolvidos de forma integrada com os demais componentes curriculares no decorrer do ano letivo, bem como a avaliação nessas etapas será um processo contínuo e integrado, visando o crescimento integral do aluno e a superação de suas dificuldades.


MATEMÁTICA

1- CARACTERIZAÇÃO / EMENTA

A matemática é um componente importante na construção da cidadania, na medida em que a sociedade se utiliza cada vez mais, de conhecimentos científicos e tecnológicos. Essa disciplina favorece a estruturação do pensamento e o desenvolvimento do raciocínio lógico. Faz parte da vida de todas as pessoas no contar, compara e operar sobre quantidades. A matemática se apresenta como um conhecimento de muita aplicabilidade, ainda, com relação a salários, pagamentos e consumo.

2- OBJETIVOS

2.1 Objetivos Gerais:
A matemática, no Ensino Fundamental, deve possibilitar a vivencia de situações de aprendizagem que levem o aluno a:
• Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo a sua volta, bem como, desenvolver a capacidade para resolver situações problema;
• Descrever, representar e apresentar resultados com precisão, fazendo uso da linguagem oral para estabelecer relações entre ela e diferentes representações matemáticas; e
• Sentir-se seguro da própria capacidade de construir conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a auto-estima e a busca de soluções.

2.2 Objetivos Específicos:
2.2.1 - 2º ANO
Propiciar ao aluno situações concretas que o levem ao conhecimento de quantidade, ordem, seqüência, etc, visando desenvolver seu raciocínio lógico e a solução de problemas diários.

2.2.2 - 3º ANO
• Construir o significado do número natural a partir de seus diferentes usos na sociedade, explorando situações problemas que envolvem medidas, contagens;
• Interpretar e produzir histórias matemáticas com base na observação, utilizando-se da linguagem oral, registros e da linguagem matemática;
• Resolver situações – problemas e construir a partir delas, os significativos das operações fundamentais;
• Perceber semelhanças e diferenças entre objetivos do espaço;
• Conhecer noções de hora; e
• Identificar conjuntos.

2.2.3 - 4º ANO
• Reconhecer e nomear conjuntos, subconjuntos e elementos;
• Desenvolver a leitura, a interpretação, a produção de histórias matemáticas e a aplicação das quatro operações fundamentais para a interpretação das mesmas; e
• Aprimorar o conhecimento dos numerais, a relação de quantidades e a seqüência numérica para a solução de cálculos.

2.2.4 - 5º ANO
• Aplicar a terminologia e as propriedades das quatro operações fundamentais;
• Reconhecer classes e ordens numéricas até milhões;
• Calcular múltiplos e divisores; e
• Identificar a representação fracionária, potenciação, radiciação e porcentagem.

2.2.5 - 6º ANO
• Resolver cálculos e problemas envolvendo as operações fundamentais com frações e números decimais;
• Escrever números decimais na forma de frações decimais e vice-versa;
• Reconhecer dízimas periódicas;
• Transformar medidas;
• Calcular perímetro de polígonos; e
• Identificar pares de retas paralelas e concorrentes, segmentos de retas, curvas abertas e fechadas.

2.2.6 - 7º ANO
• Resolver situações – problemas envolvendo números naturais, inteiros, racionais, ampliando e construindo novos significados para os mesmos;
• Utilizar cálculos: exato, aproximado, mental e escrito, em função da situação problema proposta;
• Reconhecer que representações algébricas permitem realizar operações aritméticas, traduzir situações-problemas, favorecer as possíveis soluções e identificar o significado das letras; e
• Resolver situações-problemas por meio de equações e inequações do 1º grau.

2.2.7 - 8º ANO
• Identificar e realizar as operações com medidas de ângulos;
• Adquirir conhecimentos sobre triângulos, quadriláteros, circunferência e círculo;
• Resolver situações-problema envolvendo números naturais, inteiros, racionais e irracionais, ampliando os significados das operações;
• Efetuar operações e cálculos com expressões algébricas.

2.2.8 - 9º ANO
• Resolver situações-problema ampliando os significados das operações;
• Identificar e utilizar fórmulas para cálculos da área de superfícies planas, de volume de sólidos geométricos (prismas, retas e composições desses prismas) e demais figuras geométricas;
• Identificar uma potência com expoente fracionário como um radical;
• Utilizar equações do 2º grau na resolução de problemas;
• Determinar o conjunto solução de equações biquadradas e irracionais;
• Conhecer as unidades mais usadas para medir superfícies;
• Aplicar as fórmulas para o cálculo das áreas de figuras geométricas.

3- CONTEÚDOS
3.1 – 2° ANO
- Idéias iniciais de adição, subtração, agrupamentos;
- Numerais até 99, dezena e dúzia;
- Histórias matemáticas; e
- Coleções com quantidades.

3.2 – 3º ANO
- Operações fundamentais: adição, subtração, adição com reserva, subtração com recurso e, problemas com as mesmas;
- Numerais ordinais até o 30º, e romanos até 30;
- Números e algarismo, dezena e dúzia;
- Noções de divisão e multiplicação; e
- Numerais até 1000.

3.3 – 4° ANO
- Números pares e ímpares;
- Histórias matemáticas com as quatro operações fundamentais;
- Jogos matemáticos com material concreto;
- Uso de medidas, tempo, sistema monetário, leitura, escrita, uso de medidas, tempo, sistema monetário, frações, etc;
- Composição e decomposição de números naturais até milhar; e
- União, Intersecção, igual, diferente, maior, menor, etc.

3.4 – 5º ANO
- Histórias matemáticas com as quatro operações;
- Expressões numéricas;
- Leitura e escrita, composição e decomposição de numerais; e
- Múltiplos e divisores, números primos e compostos, raiz quadrada, potencia e porcentagem.

3.6 – 6º ANO
- Operações fundamentais e problemas com números fracionários;
- Operações fundamentais com números decimais;
- Dízimas compostas e simples;
- Polígonos;
- Ponto, Reta e Plano;
- Unidades para medir comprimento, volume e massa;
- Mudanças de unidades de comprimento e de massa; e
- Perímetro do Triangulo e quadrado.

3.7 – 7° ANO
- Conjuntos dos números naturais, inteiros, racionais;
- Representações na reta numérica;
- Operações fundamentais com números inteiros e racionais;
- Expoente inteiro e negativo;
- Resolução de uma equação e uma inequação do 1º grau com uma incógnita;
- Aplicação das equações na resolução de problemas;
- Expressão algébrica ou literal;
- Sistema de duas equações do 1º grau;
- Grandezas proporcionais;
- Porcentagem;
- Juro Simples; e
- Regra de três.

3.8 – 8º ANO
- Monômios e Polinômios;
- Produtos notáveis;
- Frações Algébricas;
- Equação fracionária e equação literal;
- Operações com medidas de um ângulo; e
- Ângulos internos e externos;

3.9 – 9° ANO
- Números reais sob a forma de radicais;
- Operações fundamentais na forma de radicais;
- Potência com expoente racional;
- Racionalização de denominadores;
- Resolução das equações completas e incompletas do 2º grau;
- Relação e função;
- Equações biquadradas, irracionais, literais e fracionárias;
- Paralelas: feixes paralelas: teorema de tales;
- Relações métricas nos triângulos retângulos;
- Teorema de Pitágoras;
- Razões trigonométricas para ângulos agudos;
- Relações métricas em triângulos quaisquer;
- Polígonos regulares: medida da circunferência;


** EIXOS TEMÁTICOS 2º E 3º ANO

• Números naturais, sistema de numeração decimal;
• Operações com números naturais;
• Espaço e forma; e
• Grandezas e medidas.

**EIXOS TEMÁTICOS 4º E 5º ANO

• Números naturais e sistema de numeração decimal;
• Operações com números naturais e racionais;
• Espaço e forma; e
• Grandezas e medidas.

4- CARGA HORÁRIA

A disciplina de matemática será distribuída em três módulos/aula semanais no 7° e 9° ano e quatro módulos/aula semanais no 6° e 8° ano, módulos de 60 minutos cada um. Módulos esses, desenvolvidos ao longo dos três trimestres do ano letivo.
Os conteúdos da disciplina serão distribuídos ao longo do ano letivo, priorizando a aprendizagem e as peculiaridades de cada etapa, ou seja, dependerão do rendimento e do andamento das atividades em cada turma.

OBSERVAÇÃO: Nos Anos Iniciais de 2º a 5º ano do Ensino Fundamental, os conteúdos da disciplina de matemática serão desenvolvidos de forma integrada com os demais componentes curriculares no decorrer do ano letivo, bem como a avaliação destes anos será um processo contínuo e integrado, visando o crescimento integral do aluno e a superação de suas dificuldades.


CIÊNCIAS

1- CARACTERIZAÇÃO/ EMENTA

O avanço tecnológico e a valorização do conhecimento científico fazem parte da sociedade na qual estamos inseridos, portanto o ensino de ciências visa colaborar com a compreensão do mundo e suas transformações e com o reconhecimento do homem como parte do universo.
A compreensão de conhecimentos científicos, fenômenos naturais e procedimentos experimentais podem favorecer o desenvolvimento intelectual e social do aluno, permitindo situá-lo criticamente diante da realidade do mundo natural e comprometer-se com suas transformações.

2- OBJETIVOS

2.1 Objetivos Gerais:
O ensino de Ciências deverá proporcionar ao aluno condições para desenvolver as seguintes capacidades:
• Investigar;
• Analisar;
• Questionar a realidade;
• Valorizar a formação da integridade pessoal e da auto-estima;
• Formular hipótese acerca dos problemas;
• Fazer críticas e chegar a conclusões;
• Desenvolver a responsabilidade e o gosto pelo trabalho em grupo;
• Compreender a interação do homem com a natureza, responsabilizando-se à preservação do meio ambiente e dos recursos naturais;
• Desenvolver hábitos de saúde e cuidado corporal, percebendo a importância da saúde pessoal, social e ambienta;
• Valorizar a aplicação do vocabulário científico para ter um maior entendimento do mundo natural e tecnológico; e
• Desenvolver a reflexão sobre as relações entre Ciências, Sociedade e Tecnologia.


2.2 Objetivos Específicos
2.2.1 - 2º ANO
• Possibilitar o desenvolvimento da consciência ecológica, voltada para a compreensão e respeito ao meio ambiente, priorizando a linguagem oral; e
• Reconhecer noções de higiene, identificando a importância de cuidar do corpo.

2.2.2 - 3º ANO
• Observar e registrar semelhanças entre ambientes, identificando a água, seres vivos, ar, luz e calor como característica dos ambientes;
• Valorizar o ambiente onde vivem, a saúde, a alimentação e a higiene; e
• Observar características do corpo humano nas diferentes fases da vida.

2.2.3 - 4º ANO
Reconhecer a importância bem como, seus recursos, preservação e a necessidade de uma equilibrada entre todos os seres.

2.2.4 - 5º ANO
• Concluir sobre a interdependência entre os seres vivos;
• Valorizar os recursos naturais, determinando características, necessidades e importância de cada um;
• Analisar o ambiente natural concluindo formas de preservá-lo;
• Reconhecer o ser humano como elemento do ambiente e estimulando suas capacidades através da observação, da experimentação, etc; e
• Utilizar de maneira racional os recursos tecnológicos, com vistas a promover o equilíbrio natural.

2.2.1- 6º ANO
• Identificar as características gerais dos seres vivos;
• Reconhecer os reinos dos seres vivos e a interdependência dos mesmos no ecossistema;
• Salientar a importância da preservação e conservação do ambiente, sendo sensíveis aos problemas ambientais;
• Distinguir as principais partes do vegetal e classificar as plantas;
• Valorizar a alimentação alternativa: valor nutritivo das raízes, caules, folhas, flores, frutos e sementes; e
• Identificar as principais características do Reino Monera e dos Fungos.

2.2.2 - 7º ANO
• Conhecer o reino dos animais, o processo de classificação para agrupá-los, caracterizando e exemplificando os tipos de animais de cada grupo;
• Analisar o relacionamento de cada grupo com o ecossistema;
• Reconhecer a importância do ser humano no processo evolutivo; e
• Situar o homem como um dos integrantes da natureza, não como o mais importante.

2.2.3 - 8º ANO
• Compreender o corpo humano e a saúde como um todo integrado nas dimensões biológicas, afetivas e sociais, caracterizando principais partes e funções de cada sistema;
• Explicar que o sistema endócrino juntamente com o nervoso, coordena todas as funções do organismo;
• Ressaltar as conseqüências do uso de drogas no organismo; e
• Analisar os métodos anticoncepcionais, enfatizando o “sexo seguro” e a gravidez planejada.

2.2.4 - 9º ANO
• Compreender fenômenos físicos e químicos;
• Identificar as propriedades da matéria;
• Explicar que os átomos são estruturas menores que as células;
• Relacionar os elementos químicos que fazem parte do corpo humano e dos alimentos;
• Discutir a poluição do solo: reciclagem do lixo, adubos, agrotóxicos e doenças decorrentes do solo contaminado;
• Diferenciar uma mistura de uma reação química (combinação);
• Explicar movimento com velocidade constante, movimento acelerado e aceleração da gravidade;
• Identificar as contribuições de Newton (massa, força, aceleração e equilíbrio);
• Explicar o efeito estufa, camada de ozônio, trocas de calor: irradiação, condução e convecção;
• Discutir os efeitos da chuva ácida e alterações na fauna e flora como conseqüências da poluição;
• Introduzir noções de Termologia, Óptica, magnetismo e eletricidade.

3- CONTEÚDOS

3.1 – 2° ANO
- Saúde;
- Animais; e
- Corpo Humano.

3.2 – 3° ANO
- Ambiente;
- Ser humano e saúde: comparar o corpo, fases da vida, prevenção de doenças;
- Plantas: preservação e utilidades; e
- Os animais e o homem.

3.3 – 4° ANO
- Inter-relação entre os seres vivos;
- Animais vegetais e suas características;
- Sol: fonte de luz e calor
- Ciclo da água na natureza;
- Noções de corpo humano, higiene física e mental e cuidado com alimentos e com a saúde; e
- Preservação do ambiente natural.

3.4 – 5° ANO
- Noções ecológicas e ecossistemas;
- Alimentação: reaproveitamento, produção ecológica, adubação orgânica;
- Relatos orais e escritos sobre temas que envolvem os elementos que formam o ambiente natural, solo, ar e água;
- Concluir formas de preservação do meio ambiente, animais e vegetais, curso d’água; e
- Identificar diferentes formas de produção de energia.

3.5 – 6° ANO
- Características dos seres vivos;
- Reino Vegetal;
- Reino Monera;
- Reino Fungos; e
- Organização dos seres vivos: indivíduos, população, comunidade, ecossistema, biosfera, fatores bióticos e abióticos.

3.6 – 7° ANO
- Origem da vida;
- Classificação dos seres vivos; e
- Reino Animal.

3.7 – 8° ANO
- Sistemas: Nervoso
Glandular
Reprodutor
Digestório
Respiratório
Circulatório
Sensorial
Locomotor
Excretor
‘ - Doenças relacionadas com cada sistema
- Problemas Ambientais - influência sobre a saúde

3.8 – 9° ANO
- Fenômeno físico e químico;
- Propriedades da matéria;
- Elemento químico;
- Ligações químicas;
- Misturas;
- Reações Químicas;
- Funções Químicas;
- Movimento;
- Energia;
- Termologia;
- Óptica;
- Magnetismo; e
- Eletricidade.


** EIXOS TEMÁTICOS 2º A 5º ANO

• Ambiente;
• Ser humano e saúde; e
• Recursos tecnológicos.

** EIXOS TEMÁTICOS 6º A 9º ANO

• Terra e universo;
• Vida e ambiente;
• Ser humano e saúde; e
• Tecnologia e sociedade.


4- CARGA HORÁRIA

A disciplina de ciências será distribuída em três módulos/aula semanais no 6°, 7° e 8° ano e quatro módulos/aula semanais no 9° ano, módulos de 60 minutos cada um. Módulos esses, desenvolvidos ao longo dos três trimestres do ano letivo.
Os conteúdos da disciplina serão distribuídos ao longo do ano letivo, priorizando a aprendizagem e as peculiaridades de cada série, ou seja, dependerão do rendimento e do andamento das atividades em cada turma.

OBSERVAÇÃO: Nos Anos Iniciais, de 2º a 5º ano do Ensino Fundamental, os conteúdos da disciplina de ciências serão desenvolvidos de forma integrada com os demais componentes curriculares, no decorrer do ano letivo, bem como, a avaliação destas será um processo contínuo, integrado, visando o crescimento integral do aluno e a superação de suas dificuldades.


HISTÓRIA

1 – CARACTERIZAÇÃO / EMENTA

O ensino de História, nos quatro Anos Finais do Ensino Fundamental, deve ser um prolongamento dos estudos anteriores, formando cidadãos conscientes e críticos da realidade em que estão inseridos. Deve identificar-se com outras realidades históricas, relacionando sociedade, cultura e natureza.

2 – OBJETIVOS

2.1 Objetivos Gerais:
• Ampliar a compreensão da sua realidade, confrontando-a e relacionando-a com outras realidades históricas, a fim de que possam fazer escolhas e estabelecer critérios para orientar suas ações; e
• Conhecer a história: passado e presente, com vistas a compreender o futuro, estabelecendo relações temporais.

2.2 Objetivos Específicos:
2.2.1 - 2º ANO
Reconhecer a sucessão de acontecimentos no tempo, registrando a sua própria história.

2.2.2 - 3º ANO
• Estabelecer relações entre o passado e o presente;
• Reconhecer semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais presentes no seu grupo de convívio escolar e na sua localidade;
• Reconhecer transformações econômicas e culturais na vida cotidiana das famílias.

2.2.3 - 4º ANO
• Identificar a própria história e reconhecer-se como agente na construção histórica da família, da comunidade e do município; e
• Identificar os principais fatos históricos do município relacionando-os com a atualidade.

2.2.4 - 5º ANO
• Aprimorar a localização/orientação no tempo histórico, situando-se como agente da história; e
• Reconhecer aspectos que caracterizam o cenário histórico do estado do Rio Grande do Sul: história, períodos, símbolos, instituições, povoamento, organização político-administrativa, etc.

2.2.5 - 6º ANO
• Localizar acontecimentos históricos, suas relações e duração de tempo;
• Distinguir relações sociais da cultura com a natureza em diferentes realidades históricas; e
• Caracterizar as relações sociais de trabalho em diferentes realidades históricas.

2.2.6 - 7º ANO
• Conhecer realidades temporais do passado, suas relações sociais e de trabalho;
• Distinguir e caracterizar sistemas sociais, econômicos, políticos e suas diferentes formas de trabalho (servil, livre, assalariado, etc); e
• Refletir sobre as transformações tecnológicas, as modificações geradas no modo de vida das populações e suas relações.

2.2.7 - 8º ANO
• Relacionar a sociedade, a cultura e a natureza, em diferentes momentos da História brasileira;
• Reconhecer os primeiros habitantes do território brasileiro, povos coletores e caçadores na visão dos europeus e dos povos dominantes;
• Caracterizar a exploração e ocupação do território brasileiro, sua organização social e política; e
• Conhecer e caracterizar as revoluções nativistas e as revoluções que desencadearam a Independência do Brasil.

2.2.8 - 9º ANO
• Analisar a crise do Sistema Colonial e a nova organização política do Brasil;
• Identificar e analisar as transformações no Brasil no tempo do Império;
• Conhecer e refletir o processo de implantação e consolidação da República;
• Analisar e caracterizar o período de Vargas a o Populismo; e
• Reconhecer e analisar o comprometimento brasileiro frente às grandes potências mundiais.

3- CONTEÚDOS

3.1 – 2° ANO
- Datas comemorativas; e
- Auto-história.

3.2 – 3° ANO
- A família e a escola;
- Direitos e deveres;
- Datas comemorativas; e
- Aspectos da localidade.

3.3 – 4° ANO
- Seqüência e organização dos fatos que constituem a história;
- A participação do homem na construção da história;
- evolução histórica da família, da comunidade e do município; e
- Valorização das atividades rurais.

3.4 – 5° ANO
- Autobiografia;
- Árvore genealógica;
- Linhas de tempo: construção e interpretação;
- Resgate histórico/ cultural da comunidade rural na qual a escola está inserida.

3.5 – 6° ANO
- Pré-História;
- Egito;
- Mesopotâmia;
- Hebreus, Fenícios e Persas;
- Sociedades Pré-Colombianas: Incas, Maias, Astecas;
- Grécia;
- Roma; e
- Idade Média.

3.6 – 7° ANO
- Transição do Feudalismo para Idade Moderna;
- Absolutismo;
- Renascimento;
- Reforma e Contra-Reforma;
- Iluminismo;
- Independência dos Estados Unidos;
- Revolução Industrial;
- Revolução Francesa;
- Imperialismo;
- Primeira Guerra Mundial;
- Revolução Russa;
- Segunda Guerra Mundial;
- Guerra Fria; e
- Mundo Contemporâneo.

3.7 – 8° ANO
- O Brasil antes de 1500;
- A chegada dos Portugueses;
- Período Pré-Colonial;
- Inicio da colonização;
- O ciclo do açúcar;
- A escravidão no Brasil;
- A expansão do território brasileiro;
- O ciclo do ouro;
- Rebeliões Coloniais;
- A vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil; e
- A independência do Brasil.

3.8 – 9° ANO
- O primeiro Reinado;
- Período Regencial;
- O Segundo Reinado;
- A Sociedade e a Economia Cafeeira;
- A Proclamação da República;
- A República da Espada;
- A República Oligárquica;
- A Era Vargas;
- A República Paulista;
- A Ditadura Militar; e
- A Nova República.


** EIXOS TEMÁTICOS 2º E 3º ANO

• História local e do cotidiano; e
• Localidade.

** EIXOS TEMÁTICOS 4º E 5º ANO

• História da organização populacional;
• Deslocamentos populacionais;
• Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos;
• Organizações políticas e administrativas urbanas; e
• Organizações histórica e temporal.

4- CARGA HORÁRIA

Os conteúdos, habilidades e eixos temáticos abordados no plano de estudo da disciplina de história serão desenvolvidos em dois módulos/aula semanais de 60 minutos cada um, nos quatro Anos Finais (6º a 9º Ano).
Tendo em vista a heterogeneidade de cada turma, não há como fazer uma distribuição exata dos conteúdos trabalhados em cada trimestre.

OBSERVAÇÃO: Nos Anos Iniciais, do 2º ao 5º ano do ensino fundamental, os conteúdos da disciplina de história serão desenvolvidos de forma integrada com os demais componentes curriculares no decorrer do ano letivo, bem como a avaliação destas será um processo contínuo e integrado visando o crescimento integral do aluno e a superação de suas dificuldades.


GEOGRAFIA

1- CARACTERIZAÇÃO/EMENTA

O ensino da geografia deve aprofundar a leitura, o pensamento e a escrita das paisagens. Os conceitos, procedimentos, atitudes e valores trabalhados, devem contribuir para a formação de um cidadão crítico e atuante no meio em que vive.

2- OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral
Construir concepções básicas que permitam identificar e analisar o espaço geográfico local, relacionando-o com o todo (mundo), formando consciência crítica, responsável e transformadora da realidade nos diferentes aspectos (políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais).

2.2 Objetivos Específicos
2.2.1 - 2º ANO
Identificar o seu grupo de convívio, o seu modo de vida e as relações que se estabelecem entre ambos no tempo e no espaço.

2.2.2 – 3° ANO
• Reconhecer, no seu cotidiano, referenciais de localização, orientação e distância, representando os lugares onde vivem e se relacionam; e
• Identificar semelhanças e diferenças nos modos em que os diferentes grupos sociais se aprimoram na natureza.

2.2.3 – 4° ANO
• Utilizar a orientação espaço-temporal, identificando pontos de referência para localização;
• Identificar a localização dos Distritos e do município dentro do Estado, destacando os principais aspectos do seu município; e
• Reconhecer a importância do uso do calendário e do relógio para sua organização pessoal e colaboração com os grupos que convive.

2.2.4 – 5° ANO
• Interpretar representações gráficas, estabelecendo relações espaço-temporal;
• Reconhecer principais aspectos geográficos do Estado do Rio Grande do Sul, caracterizando-o (limites, clima, relevo, vegetação, economia, hidrografia, etc).

2.2.5 – 6° ANO
• Localizar e reconhecer fronteiras, ampliando noções e conhecimentos anteriores;
• Expressar-se por meio de trabalhos – escritos ou múltiplas linguagens – como ilustração, globo, mapa, etc;
• Estudar conceitos fundamentais de relevo, vegetação, clima, população e distribuição, ampliando seus conhecimentos;
• Promover uma compreensão mais ampla e crítica da realidade, diante de questões relativas à vida (meio ambiente, atividades econômicas, produção e espaço geográfico).

2.2.6 – 7° ANO
• Entender a organização do espaço como resultado histórico-cultural das relações do passado;
• Compreender a complexidade do espaço geográfico e entender a regionalização como objeto de estudo; e
• “Ler” e descrever os diferentes espaços geográficos, sua função social, econômica e política.

2.2.7 – 8° ANO
• Compreende as interações do Território, Colonização e Regionalização da América;
• Identificar e avaliar as ações da população em sociedade e na organização do espaço geográfico brasileiro; e
• Compreender a espacialidade e a temporalidade dos fenômenos geográficos brasileiros em suas dinâmicas e interações.

2.2.8 – 9° ANO
• Compreender a organização do espaço mundial e sua interação com a natureza;
• Identificar diferentes regionalizações do espaço global e sua relação social;
• Reconhecer e distinguir a organização dos complexos mundiais no espaço geográfico;
• Compreender a diversidade mundial da economia e sua ação global; e
• Entender a relação homem/natureza e as questões sócio-ambientais mundiais.

3- CONTEÚDOS

3.1 – 2° ANO
- Escola/sala de aula;
- Família;
- Comunidade; e
- Calendário.

3.2 – 3° ANO
- Orientação;
- O Distrito;
- Zona urbana e rural;
- Meios de transporte; e
- Meios de comunicação.

3.3 – 4° ANO
- Reconhecimento e valorização do espaço rural;
- Espaço e organização;
- A comunidade e o distrito; e
- O município: localização, limites, economia, meios de transporte e de comunicação, organização política-administrativa, lazer e cultura.

3.4 – 5° ANO
- Usar e interpretar instrumentos de orientação: mapas, globo, maquetes, etc;
- Localizar-se a partir de vivências;
- Estudo do RS: textos, visitas, entrevistas, pesquisas, relatórios, etc; e
- Promover o reconhecimento de atividades econômicas e alternativas ligadas ao espaço rural.

3.5 – 6° ANO
- Aprendendo a localizar:
* noção de lugar e espaço
* círculos da Terra ou linhas imaginárias
* zonas térmicas da Terra
* meridianos
* coordenadas geográficas (latitude e longitude);
- Representação do espaço e a linguagem dos mapas:
* globo terrestre e o mapa
* escala
* planta
* convenções cartográficas;
- A natureza e o trabalho humano:
* a natureza como fonte de vida
* desmatamento
* recursos naturais renováveis e não-renováveis;
- O trabalho humano:
* atividades econômicas: importância, interdependência e integração;
- O aproveitamento econômico do espaço e suas relações com as condições naturais:
* noções de clima, de formações vegetais e as relações que estabelecem entre si; e
- A produção e o espaço geográfico:
* atividades extrativas
* agricultura
* pecuária.

3.6 – 7° ANO
- Localização do Brasil no continente americano e com relação aos demais continentes;
- Organização do espaço e os interesses econômicos (colonização de exploração e divisão internacional do trabalho);
- Regiões brasileiras:
* divisão do IBGE
* regiões geo-econômicas; e
- Brasil: população, espaço geográfico, espaço econômico e as relações em sociedade no continente americano e com o mundo.

3.7 – 8° ANO
- O território, a colonização européia e as regionalizações da América;
- Os Povos pré-colombianos;
- Características das colônias de povoamento e exploração;
- A exploração colonial e o entrave ao desenvolvimento econômico;
- Divisão da América segundo os critérios naturais (América do Norte, Central e Sul);
- Divisão segundo o nível de desenvolvimento econômico (América Anglo-Saxônica e Latina); e
- América: população, espaço geográfico, espaço econômico e relações sociais.

3.8 – 9° ANO
- Surgimento das terras emersas e das águas;
- Teoria da Deriva dos Continentes e as Placas Tectônicas;
- Distribuição dos continentes e oceanos;
- Organização do espaço mundial no final do século XX;
- Divisão ou regionalização segundo o nível sócio-econômico;
- Desenvolvimento e subdesenvolvimento;
- Regionalização segundo a nova ordem mundial;
- O mundo bipolar e a posterior multipolarização;
- Velho Mundo: Japão, China, Unificação Européia, Mundo Árabe, África e Munso socialista após a Glasnost e a Perestroika;
- Globalização, o cenário do novo século: Mercosul, da URSS à CEI e os Tigres Asiáticos;
- O complexo dos espaços mundiais: ONU, Grupo dos Sete e a OTAM, os poderosos blocos internacionais e as organizações não-governamentais;
- A Mundialização da Economia (empresas multinacionais e pesquisas científicas e a globalização e seus problemas);
- A Mundialização da questão ambiental:
* recursos naturais e conservacionismo
* crise ambiental e consciência ecológica: aquecimento global, chuva ácida, camada de ozônio e diversidade biológica; e
- A questão ambiental na nova ordem mundial.

** EIXOS TEMÁTICOS 4° E 5° ANO

• Paisagens urbanas e rurais:
- O papel das tecnologias na construção das paisagens;
- Informação, comunicação e interação;
- Distâncias e velocidades; e
- Urbana e rural: modos de vida.

4- CARGA HORÁRIA
Os conteúdos e eixos temáticos abordados no plano de estudo da disciplina de geografia serão desenvolvidos em três módulos/aula semanais de 60 minutos cada um, nos quatro Anos Finais (6° a 9° ano).
Tendo em vista a heterogeneidade de cada turma, não há como fazer uma distribuição exata dos conteúdos trabalhados em cada trimestre.

OBSERVAÇÃO: Nos Anos Iniciais, de 2° a 5° ano do ensino fundamental, os conteúdos da disciplina de geografia serão desenvolvidos de forma integrada com os demais componentes curriculares, no decorrer do ano letivo, bem como a avaliação destas turmas será um processo contínuo e integrado, visando o crescimento integral do aluno e a superação de suas dificuldades.

EDUCAÇÃO FÍSICA

1- CARACTERIZAÇÃO / EMENTA

A educação física é a parte da Educação, que tem como tarefa compreender o homem na sua totalidade, para que este tenha uma melhor qualidade de vida. A educação física, co-responsável no processo educativo, tem como função despertar a consciência do movimento como instrumento de intervenção e transformação, sendo elemento fundamental de toda a Educação do Ser Humano.
Outra função é tornar o sujeito capaz de resolver os problemas do seu cotidiano, para isso é preciso maturidade, adquirida através da vivência e do acesso ao conhecimento, entendendo, assim, o que se passa consigo: suas carências e necessidades; ouvindo, refletindo e agindo através do corpo.

2- OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral:
• Desenvolver atividades que proporcionem aos alunos uma maior compreensão das atividades desportivas, enfatizando a sua importância como atividade permanente, respeitando a cultura e o meio em que vive.

2.2 Objetivos Específicos:
2.2.1 - 2º ANO
• Vivenciar, a partir de jogos, brincadeiras, os laços de companheirismo e vinculo afetivo;
• Desenvolver as qualidades físicas – básicas do homem;
• Desenvolver atividades que promovam o crescimento físico e mental; e
• Desenvolver atividades recreativas enfatizando a socialização.

2.2.2 - 3º ANO
• Participar de diferentes atividades corporais (jogos, brincadeiras), procurando adotar atitudes cooperativas e solidárias, sem discriminação;
• Desenvolver as qualidades físicas básicas; e
• Conhecer suas possibilidades e limitações corporais.


2.2.3 - 4º ANO
• Proporcionar ao aluno o conhecimento do próprio corpo e da necessidade do movimento adequado para que se desenvolva harmonicamente; e
• Reconhecer a agilidade, a destreza, a força e a atenção como elementos necessários para uma vida saudável.


2.2.4 - 5º ANO
Oportunizar ao aluno, através da atividade física, o aprimoramento das noções físicas e mentais, visando seu desenvolvimento harmônico e sadio, bem como sua integração no grupo.


2.2.5 - 6º ANO
Estimular o aluno a participar de atividades que desenvolvam habilidades motoras, como: coordenação, equilíbrio, agilidade, noção de espaço, direção, conhecimento do corpo e socialização, para melhor compreender e integrar no meio onde vive.


2.2.6 - 7º ANO
Oportunizar ao aluno vivências e situações diversificadas, que possibilitem o desenvolvimento dos fundamentos do voleibol, handebol, futsal e atletismo, levando em consideração as usas experiências e respeitando os limites de cada um.

2.2.7 - 8º e 9º ANO
Desenvolver atividades que despertem o gosto por uma atividade física permanente, aperfeiçoando os fundamentos daquelas atividades trabalhadas nas etapas anteriores, usando a criatividade para uma melhor compreensão e vivência em grupo.

3- CONTEÚDOS

3.1 – 2° ANO
- Exercícios de expressão corporal;
- Localização das partes do corpo;
- Exercícios de localização, lateralidade, agilidade, equilíbrio;
- Atividades físicas naturais, como correr, saltar, rolar, dançar;
- Exercícios de deslocamento com ou sem obstáculos, sobre intervalos e distancia;
- Exercícios de percepção, observação e memória;
- Exercícios respiratórios; e
- Atividades rítmicas e imitações.

3.2 – 3°ANO
- Expressão corporal;
- Localizar as partes do corpo;
- Localizar-se no espaço: dentro, fora, antes, depois...
- Atividades naturais: andar, correr, saltar, rolar, lançar...
- Exercícios de atenção e concentração; e
- Exercícios ritmados de relaxamento.

3.3 – 4° ANO
- O corpo e os movimentos: exploração das capacidades e cuidados;
- Práticas com bola, corda, bastão, jornal, aro; e
- Respeitar regras de pequenos jogos e brincadeiras.

3.4 – 5° ANO
- Exercícios de lateralidade, equilíbrio, direção, ordem e atividades físicas naturais;
- Atividades jogadas no pátio e na sala: atenção, agilidade, criatividade, união, cooperação...
- Jogos de pequenos e grandes grupos; e
- Gincanas e competições: respeito mútuo, participação, organização.

3.5 – 6° ANO
- Voleibol: iniciação ao toque, manchete, saque por baixo e regras básicas;
- Futsal: iniciação ao passe, recepção, chute e coordenação da bola;
- Handebol: iniciação ao passe, recepção, drible, arremesso e regras básicas;
- Atletismo: iniciação ao salto em distância, salto em altura, corridas de velocidade e revezamento e arremesso de dardo;
- Recreação: jogos de pequenos e grandes grupos; e
- Conhecimento do corpo: higiene pessoal, alimentação, partes do corpo e respiração adequada, enfatizando a postura.

3.6 – 7° ANO
- Voleibol: executar toque, manchete, saque por cima, sistema de jogo e regras;
- Handebol: executar passes, recepção, drible, arremesso, sistema de defesa e regras;
- Futsal: executar passes, recepção, chute, condução da bola e regras básicas;
- Atletismo: executar salto em distancia, salto em altura, corridas de velocidade e revezamento, arremesso de peso e de dardo;
- Conhecimento do corpo: solucionar problemas de ordem corporal em deferentes contextos, regulando o esforço para cada atividade; e
- Atividades ginásticas para fortalecimento muscular.

3.7 - 8° e 9° ANO
- Voleibol: executar toque, manchete, saque por cima, sistema de jogo e regras;
- Handebol: executar passes, recepção, drible, arremesso, sistema de defesa e regras;
- Futsal: executar passes, recepção, chute, condução de bola e regras básicas;
- Atletismo: executar salto em distancia, salto em altura, corridas de velocidade e revezamento, arremesso de peso e de dardo; e
- Conhecimento do corpo: solucionar problemas de ordem em diferentes contextos, regulando o esforço para cada atividade.

4- CARGA HORÁRIA
Os conteúdos e habilidades abordados no plano de estudo da disciplina de educação física serão desenvolvidos em três módulos/aula semanais de 60 minutos cada um, nos quatro Anos Finais (6º ao 9º ano).
Ainda serão oferecidos aos alunos, mais quatro módulos/aula semanais de 60 minutos cada um, ou seja, um turno para o desenvolvimento do Projeto “Educar para o Bem Viver” complementando a carga horária da disciplina, conforme proposta da escola.

OBSERVAÇÃO: Nos Anos Iniciais, de 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, os conteúdos da disciplina de educação física serão desenvolvidos de forma integrada com os demais componentes curriculares.

EDUCAÇÃO ARTISTICA

1- CARACTERIZAÇÃO/EMENTA
A área das artes trabalha com várias linguagens artísticas, como: artes visuais, dança, teatro e música. A educação em artes propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, o aluno amplia a sensibilidade, a apreciação, a reflexão, a imaginação e a criatividade. Os trabalhos artísticos envolvem basicamente o apreciar e o refletir sobre as formas e sobre as produções artísticas.

2- OBJETIVOS
2.1 Objetivos Gerais:
• Reconhecer a arte como expressão e comunicação do indíviduo;
• Experimentar e explorar as possibilidades de cada linguagem artística;
• Compreender e utilizar a arte como linguagem, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão, ao realizar e fluir produções artísticas;
• Experimentar e conhecer materiais, instrumentos e procedimentos artísticos diversos em artes;
• Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística e conhecimento estético, respeitando a própria produção e dos colegas, sabendo receber e elaborar criticas; e
• Pesquisar e saber informações sobre a arte, em contato com artistas, obras de artes e fontes de comunicação.

2.2 Objetivos Específicos
2.2.1- 2º ANO
Promover a sensibilidade, a percepção, a imaginação e a criatividade dos trabalhos artísticos, desenvolvendo a motricidade e a expressão em diferentes linguagens (teatro, música, plástica).

2.2.2- 3º ANO
Compreender e utilizar a arte como linguagem, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a imaginação, a sensibilidade e a investigação.

2.2.3- 4º ANO
Proporcionar ao aluno situações de interpretação, dramatização, exploração de idéias e de comunicação através das artes plásticas, da música e da dança.

2.2.4- 5º ANO
• Expressar-se plasticamente através de desenhos, pinturas, montagens, etc; aprimorando habilidades artísticas; e
• Demonstrar harmonia consigo mesmo e com o mundo, nas cores, nos sentimentos, etc; transmitindo pensamentos, emoções através do corpo e da musica.

2.2.5- 6º à 9ºANO
• Demonstrar prazer e empenho na apreciação e na construção de formas artísticas;
• Demonstrar interesse e respeito para realizar produções artísticas, expressando e comunicando idéias, valorizando sentimentos e percepções;
• Desenvolver atitudes de autoconfiança e autocritica nas tomadas de decisões em relação às produções pessoais;
• Valorizar as diferentes formas de manifestações artísticas, identificando e valorizando a arte local;
• Reconhecer a importância de se freqüentar instituições culturais;
• Valorizar a capacidade lúdica da flexibilidade, do espírito de investigação e da critica;
• Atender o direito de liberdade de expressão; e
• Despertar a sensibilidade para reconhecer e criticar as manifestações artísticas, com flexibilidade para compartilhar experiências artísticas.

3- CONTEÚDOS

3.1 – 2° ANO
Recorte, colagem, pintura, desenho, modelagem, montagens, canto, expressão corporal, teatro, fantoches, dobraduras, sucata, dramatização, etc.

3.2 – 3° ANO
Recorte, colagem, pintura, desenho, modelagem, montagens, canto, expressão corporal, teatro, fantoches, dobraduras, construção com sucata, canções folclóricas, mímicas, etc.

3.3 – 4° ANO
- Recorte e colagem com diferentes tipos de papel;
- Exploração de texturas;
- Construção de maquetes;
- Expressão corporal, dramatização oral, mímica, teatro / fantoches, dança; e
- Usos da tinta para pintura.

3.4 – 5° ANO
Recorte, colagem, pintura, desenho, modelagem, montagens, canto, expressão corporal, teatro, fantoches, dobraduras, constrição com sucata, canções folclóricas, mímicas, comparação de materiais, dramatizações, etc.

3.5 - 6º ANO
Ponto, linha, cor, forma, espaço, textura, tipos de papéis, recorte, colagem, desenho, pintura, expressão corporal, sons, ritmos, mímicas, fantoches, dramatizações, folclore do RS, etc.

3.6 - 7º ANO
Ponto, linha, cor, forma, textura, folclore, máscaras, bonecos de papel, fantoches, dramatizações, colagens, etc.

3.7 - 8º ANO
Ponto, linha, cor, forma, espaço, folclore, fantoches, dramatizações, jogos dramáticos, desenho, construção com pequenos objetos, montagem, modelagem com argila, colagens, etc.

3.8 - 9º ANO
Cores, desenho (nanquim, bico de pena, carvão), pintura com papel, pintura com aquarela, símbolos, cartazes, logotipos, números e letras, colagens (inversa, mosaico virtual), dramatização, etc.

4- CARAGA HORÁRIA
Os conteúdos e habilidades abordados no plano de estudo da disciplina de educação artística serão desenvolvidos em um módulo/aula semanal de 60 minutos cada um, nos quatro anos finais (6º a 9º ano).

OBSERVAÇÃO: Nos Anos Iniciais, de 2º a 5º ano do Ensino Fundamental, os conteúdos da disciplina de educação artística serão desenvolvidos de forma integrada com os demais componentes curriculares.


LÍNGUA ESTRANGEIRA – INGLÊS

1- CARACTERIZAÇÃO/EMENTA

O ensino da Língua Inglesa nos dias atuais torna-se além de uma questão de aquisição de conhecimento e cultura, uma possibilidade de intervenção do indivíduo na própria história recente do mundo. Melhor dizendo: conhecer a cultura mais difundida no mundo é uma forma de poder entender como ela opera e também como as culturas locais podem resistir a uma “dominação” ou aculturação.
Segundo os Parâmetros Curriculares de Língua Estrangeira, as pessoas se utilizam de três tipos de conhecimento na construção de significados: conhecimento de mundo, conhecimento sistêmico e conhecimento textual. O conhecimento sistêmico aborda aspectos como conhecimentos léxico-semânticos, morfológicos e sintáticos. Já o conhecimento de mundo se refere ao conhecimento inerente às próprias pessoas. E, por fim, o conhecimento textual, que traz ao aluno a possibilidade de contato com textos e mensagens e a função social neles embutidos. Portanto, deve-se encarar a língua estrangeira não somente como um fenômeno social, mas também necessário e pessoal, valorizando os conhecimentos prévios e as competências dos alunos, ajudando-os a desenvolve-las. Nesta perspectiva, o professor deve assumir o papel de mediador, antecipando necessidades e encarando incertezas.

2 – OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral
Privilegiar a habilidade de leitura por ser esta, de modo geral, a habilidade mais útil e necessária para quem aprende uma língua estrangeira, pois permite acessar a informação ao mesmo tempo em que permite a integração ao que acontece ao redor do mundo, promovendo também, ao longo do processo, o aprendizado da própria leitura e o da escrita, assim como o desenvolvimento do senso crítico através da valorização do conhecimento prévio do aluno, da ênfase no processo de aprender sem julgar necessário o domínio absoluto, pelo aluno, do vocabulário a ser apresentado.

2.2 Objetivos Específicos

2.2.1 6° A 9° ANO
• Levar o aluno a perceber a inserção da língua inglesa em seu universo lingüístico;
• Levar o estudante a observar a expansão da língua inglesa pelo mundo;
• Levar o aluno a perceber o processo de aportuguesamento de palavras em inglês entre nós;
• Levar o estudante a observar o volume de material de leitura presente em seu dia-a-dia e a importância da leitura em sua vida;
• Operacionalizar, através de atividades prazerosas (jogos, brincadeiras, confecção de murais, músicas, filmes...) os objetivos da disciplina;
• Promover a interação dos alunos com diferentes gêneros textuais; e
Trabalhar de forma contextualizada sobre assuntos significativos e interessantes para os alunos.

3- CONTEÚDOS

3.1 – 6° ANO
- Days of the week;
- Months of the year;
- Seasons;
- Ordinals from 1st to 31st;
- Cardinals from 1 to 100;
- Verb TO BE (Present Tense – affirmative, negative, interrogative forms and short answers);
- Personal Information;
- Introductions;
- Greetings;
- Alphabet;
- Colors;
- Demonstrative Pronouns;
- Personal Pronouns;
- Definite and Indefinite Articles;
- Animals;
- Toys;
- Textual Genre (post-cards, cards, personal forms, letters, dialogues, ads, calendars, notes, invitations, graphics, forecasts, horoscopes, leaflet, etc).

3.2 – 7° ANO
- Fruits;
- Food;
- Imperative (affirmative and negative forms);
- Verb THERE TO BE (Present Tense – affirmative, negative, interrogative forms and short answers);
- Cardinals from 101 to 1000;
- School Objects and Subjects;
- Sports;
- TV Programs;
- Hours;
- Occupations;
- Countries and Nationalities;
- Adjectives;
- Parts of a House and Furniture;
- Prepositions (in, on, at, under, over, behind, in front of, between, among, beside, near, far from);
- Interrogative Words (what, who, where, when, why, how, how old, how much, how many);
- Personal Pronouns (object); and
- Textual Gender (menus, recipes, lists, graphics, ads, timetables, manuals, job and personal ads, labels, traffic signals, horoscopes, leaflets, job interview, etc).

3.3 – 8° ANO
- The Human Body;
- Clothes;
- Present Continuous Tense (affirmative, negative, interrogative forms and short answers);
- Possessive Adjectives and Pronouns;
- Family;
- Genitive case;
- Verb TO BE (Past Tense - affirmative, negative, interrogative forms and short answers);
- Plural of Nouns;
- Transports;
- Hobbies;
- Places;
- Directions;
- Physical Description;
- Sicknesses;
- Textual genre (graphics, letters, headlines, maps, warnings, lyrics, lists, leaflets, personal ad, etc).

3.4 – 9° ANO
- Indefinites (SOME, ANY, NO, NONE) and compounds;
- WH Questions;
- Prepositions (before, after, from, to, until, with, without, by, for, of, up, down);
- Simple Present Tense (affirmative, negative, interrogative forms and short answers);
- Regular and Irregular Verbs;
- Simple Past Tense (affirmative, negative, interrogative forms and short answers);
- Simple Future Tense (affirmative, negative, interrogative forms and short answers);
- Immediate Future Tense (affirmative, negative, interrogative forms and short answers);
- Word Order; and
- Textual Genre (newspaper articles, magazine articles, cartoons, comics, graphics, ads, fairy tales, web text, etc).

4- CARGA HORÁRIA
Os conteúdos e habilidades abordadas no plano de estudo da disciplina de língua inglesa, serão desenvolvidos em dois módulos/aula semanais de 60 minutos cada um, nos quatros Anos Finais (6º a 9 ano).

OBSERVAÇÃO: Nos Anos Iniciais, de 1º à 5º ano do Ensino Fundamental, a língua inglesa será oferecido sob forma de projeto, integrada aos demais componentes curriculares, proporcionando às professoras dos Anos Iniciais o horário do planejamento individual, conforme proposta da escola.


ENSINO RELIGIOSO


1- CARACTERIZAÇÃO / EMENTA
A disciplina de Ensino Religioso tem por finalidade oportunizar uma reflexão acerca da vida do individuo, sua existência, suas ações e suas reações.

2- OBJETIVOS

2.1- Objetivos Gerais
• Proporcionar ao aluno momentos em perceber e refletir sobre a importância de sua existência; e
• Levar o aluno a perceber que ser cristão significa viver intensamente o belo e o bem da vida, multiplicando ao seu redor o amor, a alegria e a fraternidade na busca de um mundo melhor.

2.2 Objetivos Específicos
2.2.1 - 2º a 9º ANO
• Constatar que o convívio com a beleza da natureza e da arte torna as pessoas mais sensíveis e mais humanas;
• Concluir que o amor é uma energia essencial à vida humana e que toda a pessoa é capaz de amar;
• Concluir que o planeta terra os seres vivos, inclusive o homem, são produtos do processo evolutivo;
• Buscar o auto-conhecimento para melhor viver;
• Buscar respostas para os grandes questionamentos da vida;
• Crescer como pessoa, aperfeiçoamento os relacionamentos;
• Desenvolver atitudes de respeito, de admiração e verdadeiro afeto nos relacionamentos;
• Conscientizar de que cada um é o próprio artífice da obra de sua vida e de que ser bom, amigo, sábio e cristão é uma questão de escolha lúcida e responsável;
• Identificar a inteligência como um dos principais atributos do homem, que o torna superior aos outros seres;
• Constatar que a sabedoria consiste em tornar-se mais saudável, mais realizado e feliz e perceber que não há limites para se propor a aprender mais;
• Reconhecer a dignidade e os valores da pessoa humana; e
• Concluir que o bom uso da liberdade leva à realização humana.

3- CONTEÚDOS

3.1 - 2º A 9º ANO
- Ser humano e natureza;
- Auto-conhecimento e auto-estima;
- Campanha da fraternidade;
- Valores;
- Atitudes positivas;
- Relacionamentos sábios; e
- Respeito às diversidades, étnica, religião e cultural.

3- CARGA HORÁRIA
Os conteúdos da disciplina de ensino religioso serão oferecidos sob forma de aulas semanais para os Anos Finais do Ensino Fundamental (6º a 9º ano), tendo disponível um módulo/aula de 60 minutos, com o auxilio de palestras, filmes, encontros, etc.
Nos Anos Iniciais (2º a 5º ano do Ensino Fundamental), os conteúdos serão apresentados de forma integrada aos demais componentes curriculares.


TEMAS TRANSVERSAIS

1- SAÚDE
1.1- CARACTERIZAÇÃO
A saúde não pode estar vinculada apenas à disciplina de Ciências, pois esta não é suficiente para o desenvolvimento de uma vida saudável. Faz-se necessário que a educação, como um todo, possa promover a saúde abordando temáticas importantes (corpo / higiene / alimentação, etc), para garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida.

1.2 OBJETIVOS

• Oportunizar ao educando debates e reflexões sobre a higiene pessoal, para a aquisição de hábitos e uma melhor qualidade de vida individual e coletiva; e
• Sensibilizar a comunidade escolar para a busca permanente da compreensão de suas deficiências e, capacitá-los para a utilização de medidas de promoção, proteção e recuperação da saúde, que estejam ao seu alcance.


2- ÉTICA

2.1- CARACTERIZAÇÃO

Nos tempos atribulados pelos quais passa a sociedade, é importante se questionar e refletir valores, costumes, normas e parâmetros que regem a vida das pessoas, procurando salientar a necessidade de se promover atitudes de justiça, igualdade, solidariedade, respeito mútuo e dialogo.

2.2- OBJETIVOS

• Proporcionar situações que levem o aluno a desenvolver atitudes e reflexões sobre: respeito, justiça, dialogo, solidariedade, etc;
• Conhecer os limites, seus direitos, seus direitos e deveres como cidadão consciente, na sociedade em que vive; e
• Estimular a auto-confiança, valorizando seu potencial e sua capacidade de crescimento.


3- PLURALIDADE CULTURAL

3.1- CARACTERIZAÇÃO

Todas as comunidades são descendentes de diferentes etnias: italianos, alemães, portugueses, indígenas, negros, entre outros, bem como de diferentes religiões e culturas. Importante é valorizar e respeitar cada indivíduo, com suas peculiaridades próprias e, se possível, conhecer seus aspectos mais significativos.

3.2 OBJETIVOS

• Reconhecer e respeitar as diversidades culturais;
• Conhecer e valorizar os modos de cultura da sua região, tomando-os como ponto de partida para o processo de construção do conhecimento; e
• Respeitar os modos de linguagem característicos do seu meio, proporcionando novas oportunidades para o conhecimento de outras formas de linguagem.


4- ORIENTAÇÃO SEXUAL

4.1- CARACTERIZAÇÃO

A sexualidade está intimamente ligada ao ser humano manifestando-se desde cedo. É fundamental que esta seja encarada com naturalidade, sem preconceitos, pois engloba o papel social dos indivíduos, o respeito por si próprio e pelo outro, necessitando estar em sintonia e equilíbrio para que o jovem tenha o compreensão da sexualidade como algo normal, prevenindo doenças e problemas relacionados à ela.

4.2 OBJETIVOS

• Problematizar questões relacionadas à sexualidade de um trabalho de âmbito coletivo, visando à discussão de diferentes pontos de vista ligados à sexualidade, sem posições determinadas e sim, complementando a educação dada pela família; e
• Conhecer seu corpo, valorizar e cuidar de sua saúde, como condições fundamentais para usufruir o sexo com segurança e prazer.


5- MAIO AMBIENTE

5.1- CARACTERIZAÇÃO

O ser humano precisa estar em consonância com o meio ambiente para garantir o seu bem-estar e o equilíbrio de todo o planeta. A educação é o espaço indispensável para que ocorra a formação da consciência ambiental e a solução dos problemas. Na escola podemos propiciar o debate e a reflexão acerca das questões ambientais, promovendo as transformações necessárias para a garantia da vida.

5.2 OBJETIVOS

• Identificar-se como parte integrante da natureza, percebendo os processos pessoais como elementos fundamentais para uma atualização criativa, responsável e respeitosa em relação ao meio ambiente; e
• Compreender que os problemas ambientais interferem na qualidade de vida das pessoas, tanto a nível local, como globalmente.











REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS:

ALONSO, Myrtes. Formar professores para uma nova escola. In: QUELUZ, Ana Gracinda et al. O trabalho docente: teoria e prática. São Paulo: Pioneira, 1999.
ARROYO, M. G. Oficio de mestre: imagens e auto – imagens. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.
BRASIL, Ministério da Educação. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
CONSTITUIÇÃO, República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.
DALMÁS, Ângelo. Planejamento participativo na escola. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1995.
FAZENDA, Ivani C. A. Praticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1991.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz Terra, 1996.
GENTILE, Paola & BENCINI, Roberta. Para aprender (e desenvolver) competências – Nova Escola. São Paulo: Abril. Ano XV nº 135, set. 2000, p. 12 à 17 e 19 à 21.
MEC, Política Nacional da Educação Especial. Brasília: SEESP, 1994.
MEUER, Ane Carine. O pedagogo, articulador da reconstrução do Projeto Político – Pedagógico da Escola. Cadernos do mestrado em educação nas ciências. Nº 1, Ijuí: UNIJUÍ, 1997. 1 v.
PARECER CEED 323/99 – Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental e Ensino Médio.
PEREIRA, Ieda Lúcia L. & HANNAS, Maria Lúcia. Nova pratica pedagógica: propostas para uma nova abordagem curricular. São Paulo: Gente, 2000. 2 v.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento. Plano de ensino – aprendizagem e projeto educativo. São Paulo: Cadernos Pedagógicos de Libertad – 1, 1995.

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