Este trabalho foi apresentado na 1ª Jornada Multiletramento - LABLER - UFSM, no dia 28 de setembro
“Twittar” para aprender
ProfªAngélica Medianeira Iensen e ProfªHeloisa H. da Silva Morgão
A informática já faz parte do dia a dia de nossos alunos, pois eles estão sempre utilizando as redes sociais. Desta forma, percebemos a importância de aliar o que há de novo nestas redes com os conteúdos programáticos da Língua Inglesa, transformando-as num instrumento facilitador de aprendizagem. Durante uma breve explicação sobre as redes sociais, especificamente o Twitter, cada aluno criou o seu próprio endereço nesta rede social. Aproveitando o conteúdo visto em aula, Simple Past Tense, a professora solicitou que os alunos do 9º ano “twitassem” em inglês como havia sido o final de semana de cada um, exercitando, assim, o conteúdo aprendido como forma de experiência. A pedido de alguns alunos, os tweets acabaram tornando-se frequentes e semanais, eles tornaram-se uma ótima ferramenta para trabalhar a descrição da Daily Routine de cada um e o Simple Present Tense. Já para a turma do 8º ano, como havia sido trabalhada a descrição da personalidade das pessoas utilizando Adjectives, a proposta foi a de que escolhessem um colega de aula para descrever a fim de que a professora adivinhasse quem era o escolhido, para isso, eles utilizaram também outros conteúdos previamente estudados nos tweets, como a Physical Description. Esse trabalho foi bastante recompensador, pois os alunos demonstraram muito entusiasmo, já que aproveitaram cada minuto, até mesmo fora da aula, durante o recreio, no laboratório de informática, ou em casa, através do computador ou do celular, para checar os palpites da professora e exercitar o que foi aprendido em sala de aula.
ProfªAngélica Medianeira Iensen e ProfªHeloisa H. da Silva Morgão
A informática já faz parte do dia a dia de nossos alunos, pois eles estão sempre utilizando as redes sociais. Desta forma, percebemos a importância de aliar o que há de novo nestas redes com os conteúdos programáticos da Língua Inglesa, transformando-as num instrumento facilitador de aprendizagem. Durante uma breve explicação sobre as redes sociais, especificamente o Twitter, cada aluno criou o seu próprio endereço nesta rede social. Aproveitando o conteúdo visto em aula, Simple Past Tense, a professora solicitou que os alunos do 9º ano “twitassem” em inglês como havia sido o final de semana de cada um, exercitando, assim, o conteúdo aprendido como forma de experiência. A pedido de alguns alunos, os tweets acabaram tornando-se frequentes e semanais, eles tornaram-se uma ótima ferramenta para trabalhar a descrição da Daily Routine de cada um e o Simple Present Tense. Já para a turma do 8º ano, como havia sido trabalhada a descrição da personalidade das pessoas utilizando Adjectives, a proposta foi a de que escolhessem um colega de aula para descrever a fim de que a professora adivinhasse quem era o escolhido, para isso, eles utilizaram também outros conteúdos previamente estudados nos tweets, como a Physical Description. Esse trabalho foi bastante recompensador, pois os alunos demonstraram muito entusiasmo, já que aproveitaram cada minuto, até mesmo fora da aula, durante o recreio, no laboratório de informática, ou em casa, através do computador ou do celular, para checar os palpites da professora e exercitar o que foi aprendido em sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário